IV Itinerância Musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli em América Latina – 2018

A Itinerância Musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli é fruto da colaboração entre a Associação Cultural Ruspoli de São Paulo (Brasil) e o Centro Studi  e  Ricerche  Santa  Giacinta  Marescotti de Vignanello (Itália). Pela quarta  vez,  a  Itinerância  apresenta na América Latina suas produções, realizando concertos, conferências, oficinas, masterclasses, residências e eventos entre Cuba, Brasil e Peru, com a participação da ganhadora do Concurso Internacional Príncipe Francesco Maria Ruspoli de Música Barroca e com a contribuição científica do mesmo Concurso de Estudos Musicológicos. A primeira etapa da Itinêrancia foi a inauguração do cravo construído durante a Oficina de Alta Artesania, realizada em Havana por Andrea Di Maio (Outubro, 2017), no concerto que encerrou a XX Semana de Cultura Italiana en Cuba, no dia 3 de dezembro de 2017, com a participação da ganhadora do Concurso Ruspoli de Música Barroca 2017 e músicos do Conjunto Ars Longa. A segunda etapa da Itinerância acontece em São Paulo de 20 a 25 de agosto de 2018, com a apresentação das recentes publicações do Centro Studi e da Associação, a cerimônia de premiação do III Concurso Ruspoli de Estudos Musicológicos Euro-Latino- Americanos, um concerto barroco com a direção musical do consagrado violinista Manfredo Kraemer e com a reconhecida soprano Marília Vargas em colaboração com o Istituto Italiano di Cultura, o Santuário São Francisco de Assis e a Sociedade de Cultura Artística de São Paulo, e masterclasses de violino e canto barroco. As etapas finais têm lugar em Lima e em Arequipa (Peru) na primeira semana de setembro de 2018, realizando concertos e conferências no Istituto Italiano di Cultura (Lima) e no V Festival del Barroco Latinoamericano  em  Arequipa.  Em  todos os concertos contamos com a participação da ganhadora do IX Concurso Ruspoli de Música Barroca (2017), ao lado de músicos convidados latino-americanos e internacionais. Todos os músicos utilizam instrumentos da época e técnicas de execução baseadas em pesquisas musicológicas que recuperam uma forma de tocar que se perdeu no tempo. Seu objetivo é trazer ao conhecimento do público compositores e obras do passado, renovando o interesse e ampliando a compreensão sobre a história da música. O projeto iniciou no Castelo Ruspoli em Vignanello, próximo à Roma, onde Giada Ruspoli e o Centro Studi criaram em 2009 o Concurso, que neste ano completa 10 anos. Com a direção artística de Giorgio Monari, o Concurso nasceu para honrar a memória do Príncipe Francesco Maria Ruspoli (Vignanello 1672 – Roma 1731) e promover o espírito do maior mecenas de Roma no século XVIII, que acolheu alguns dos melhores artistas, poetas e músicos da época, como Corelli, Hotteterre, Caldara, Alessandro Scarlatti e Händel. Anualmente são realizadas duas seções do Concurso: Música Barroca, onde participam profissionais de canto e instrumentistas, e Estudos Musicológicos, onde investigadores apresentam seus ensaios sobre produção barroca. Os ensaios selecionados são publicados na coleção Miscellanea Ruspoli. O júri presidido por Antonio Florio (Nápoles) elegeu como ganhadora da seção musical Dalma Krajnyák (Budapest) – Anna Giust ganhou o prêmio musicológico. O Centro Studi se uniu com a Associacão Cultural Ruspoli também para lançar o Concurso bienal de Estudos musicológicos Euro-Latino-Americanos na América Latina e Caribe, sobre as relações musicais entre Europa e América Latina até o século XIX, realizando sua terceira edição em 2018 (a premiação acontece em 22 de agosto de 2018 na Universidade do Estado de São Paulo – UNESP, IA), e a publicação dos Quaderni Ruspoli (II-2018), que inclui os ensaios selecionados no Concurso – uma oportunidade a mais para promover internacionalmente a cultura da qualidade musical e o intercâmbio cultural entre Europa e América Latina. (Giorgio Monari)

IV Itinerancia Musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli en América Latina – 2018

La Itinerancia Musical Príncipe Francesco Maria Ruspoli es fruto de la colaboración entre la Associação Cultural Ruspoli de São Paulo (Brasil) y el Centro Studi e Ricerche Santa Giacinta Marescotti de Vignanello (Italia). Por cuarta vez en 2018, la Itinerancia presenta en América Latina sus producciones, realizando conciertos, confe- rencias, talleres, residencias y eventos entre Cuba, Brasil y Perú, con la participación de la ganadora del Concurso Internacional Príncipe Francesco Maria Ruspoli de Música Barroca y con la contribución científica del mismo Concurso de Estudios Musicológicos. La pri- mera etapa de la Itinerancia fue la inauguración del clavicémbalo construido en el Taller realizado en La Habana por Andrea Di Maio (Octubre 2017), en el concierto que cerró la XX Semana de la Cultura Italiana en Cuba, el día 3 de Diciembre de 2017, con la participación de la ganadora del Concurso Ruspoli de Música Barroca de 2017 y músicos del Conjunto Ars Longa. La segunda etapa de la Itineran- cia tiene lugar en São Paulo, del 20 al 25 de agosto de 2018, con la presentación de las recientes publicaciones del Centro Studi y de la Associação, la ceremonia de premiación del III Concurso Ruspoli de Estudios Musicológicos Euro-Latinoamericanos, un concierto bar- roco con la dirección musical del consagrado violinista Manfredo Kraemer y con la reconocida soprano Marília Vargas, en colabora- ción con el Istituto Italiano di Cultura, el Santuario São Francisco y la Sociedade de Cultura Artística de São Paulo, y talleres de violín y canto barroco. Las etapas finales de 2018 se desarrollan en Lima y Arequipa (Perú), en la primera semana de septiembre de 2018, don- de serán realizados conciertos y conferencias en el Istituto Italiano di Cultura (Lima) y en el V Festival del Barroco en Arequipa. Todos los conciertos cuentan con la participación de la ganadora del IX Concurso Ruspoli de Música Barroca (2017) y de valiosos músicos latinoamericanos e internacionales. Todos los músicos utilizan ins- trumentos de la época y técnicas de ejecución basadas en investiga- ciones musicales que recuperan una forma de tocar que se perdió en el tiempo. Su objetivo es traer al conocimiento del público composi- tores y obras del pasado, renovando el interés y ampliando la com- prensión sobre la historia de la música. El proyecto se inició en el Castillo Ruspoli en Vignanello, cerca de Roma, donde Giada Ruspoli y el Centro Studi crearon en 2009 el Concurso que en 2018 celebra su 10º aniversario. Bajo la dirección artística del que escribe, el Con- curso nació para honrar la memoria del Príncipe Francesco Maria Ruspoli (Vignanello 1672 – Roma 1731) y dar a conocer el espíritu del mayor mecenas de Roma en el siglo XVIII, que acogió algunos de los mejores artistas, poetas y músicos como Corelli, Hotteterre, Caldara, Alessandro Scarlatti y Händel. Anualmente se realizan dos secciones del Concurso: Música Barroca, donde participan profesio- nales del canto e instrumentistas, y Estudios Musicológicos, donde investigadores presentan sus ensayos sobre la producción barroca. Los artículos seleccionados son incluidos en la colección Miscellanea Ruspoli. El Concurso de 2017 estuvo dedicado al canto barroco. El jurado presidido por Antonio Florio (Nápoles) eligió como ganado- ra a Dalma Krajnyák (Budapest) – Anna Giust es la ganadora de la sección musicológica. El Centro Studi se unió a la Associação Rus- poli también para lanzar el Premio bienal de Estudios musicológicos Euro-Latinoamericanos en América Latina y Caribe sobre las rela- ciones musicales entre Europa y América Latina hasta el siglo XIX, realizando su tercera edición en 2018 (la premiación se lleva a cabo el 22 de agosto de 2018 en la Universidade do Estado de São Paulo), y la publicación Quaderni Ruspoli (II-2018), donde son incluidos los artículos seleccionados en el Concurso –una oportunidad más para promover internacionalmente la cultura de la calidad musical y el intercambio cultural entre Europa y América Latina. (Giorgio Monari)